Como o Brasil se tornou o pior país do mundo no combate a pandemia?

Olá meus queridos, hoje vim falar de um assunto que provavelmente vocês estão cansados de ouvir: a pandemia, mas que a cada dia passa a ser mais necessário que se fale disso, pois o nosso país vem enfrentando o pior momento da doença, de uma forma bem difícil, se tornando um dos piores países do mundo nesse combate... Vem comigo debater e refletir um pouco sobre essa questão e os impactos das nossas ações em cima disso!!

Como o Brasil se tornou o pior país do mundo no combate a pandemia?

Sabemos que há bastante tempo nosso planeta vem enfrentando a pandemia do Coronavírus e que foram realizados inúmeros procedimentos para evitar a contaminação das pessoas, quarentena, máscaras, álcool em gel, tudo isso agora faz parte da "normalidade" da nossa vida. Mas em que ponto perdemos a noção disso tudo? Em que ponto deixamos esse vírus avançar tanto entre nós? De fato, hoje estamos vivendo a pior fase da pandemia e infelizmente o Brasil vem sendo encurralado de forma irreversível. Então, vamos fazer uma retrospectiva da pandemia no Brasil, para tentar entender o que nos levou ao que chegamos hoje!!

  • É só uma gripezinha!

é só uma gripezinha bolsonaro pandemia brasil
Desde o início da doença, muitos não acreditavam que o Coronavírus é real, até mesmo o presidente fez questão de dizer que se tratava apenas de uma gripe. E assim foi cada vez mais difícil fazer com que a população seguisse a quarentena, além de não haver lockdown na maioria das cidades, fazendo com que todos fossem forçados a sair de casa para trabalhar, o país ainda lidava com pessoas que viajavam, iam em festas clandestinas ou faziam festas em casa, sem se importar com a doença que provavelmente não levavam a sério. O maior erro aqui foi ter deixado a quarentena acontecer de uma forma muito "branda". Fiscalizações fracas, pessoas que desacreditavam, festas e muitos mais, colocou o Brasil numa posição de país que debochava da pandemia e ria na cara da morte!!

  • Cloroquina, Ivermectina e outras banalidades!

cloroquina ilustração corona vírus brasil
Como se não bastasse tudo isso, há ainda hoje um governo que colocou mais "desordem" na casa, sempre trocando os ministros da saúde, o presidente a cada dia só influenciava de maneira errônea a nação, fazendo um discurso de que era possível curar a doença com Cloroquina, um medicamento desenvolvido para Malária, isso mesmo que você leu, M-A-L-Á-R-I-A!! A partir disso, foram surgindo outras "fake news" alegando que outros medicamentos poderiam ser tomados como forma de prevenir a doença. Foi o caso da Ivermectina, um vermífugo usado para combater PIOLHOS e outros parasitas. Parece surreal, mas vi muitas pessoas indo atrás desse remédio, amigos, parentes, muita gente mesmo, a procura por ele foi tão grande que chegou a aumentar o preço. Essas mentiras contribuíram para que grande parte da população que consumiu esses medicamentos, acreditasse que estavam protegidas e descumprissem ainda mais as medidas de proteção, como usar máscara, por exemplo.

  • Quarentena para quem?!

quarentena para quem pandemia covid corona brasil
Como já foi dito, enquanto muitos se viam obrigados a sair de casa para trabalhar, outros que poderiam estar em casa, continuaram vivendo suas vidas normalmente como se nada estivesse acontecendo. Enquanto os prefeitos apoiavam a quarentena e fechamento das cidades, o presidente era totalmente contra o isolamento, por conta do comércio, além de permitir que seus apoiadores promovessem dezenas de manifestações aglomeradas pelo país. Isso tudo gerou uma grande controvérsia e contribuiu mais ainda para que o isolamento não fosse cumprido. E assim, muitas pessoas simplesmente "cansaram" da quarentena ao perceber que não havia quem a seguisse corretamente. Com as festas de fim de ano, as pessoas "largaram de mão" e foram festejar, o mesmo ocorreu no carnaval...

  • Testes e vacinas!

testes e vacinas coronavac astrazeneca bolsonaro covid
O Brasil ainda pecou no quesito "testagem" e vem pecando também na vacinação, o que ocorre é que há um número muito baixo de testes sendo realizados pelo país afora. Se todos ou pelo menos a maioria da população tivesse sido testada, seria mais fácil isolar os contaminados e saber os locais onde há mais contaminações. Já a vacinação vem ocorrendo de forma bem lenta pelo país, ainda são poucas as pessoas vacinadas e ainda estamos na fase da terceira idade, enquanto outros países já estão quase vacinando crianças... Como se não bastasse, há uma desconfiança muito forte em cima da veracidade das vacinas, onde mais uma vez Bolsonaro contribuiu, e ainda ignorou e dificultou a entrada de vacinas no país.

  • A variante!

variante covid 19 manaus brasil pandemia coronavírus quarentena colapso sus
Por fim, a ainda pouco falada, variante de Covid 19 que teria surgido em Manaus, é mais transmissível e tem uma carga viral 10 vezes maior, além de que pessoas mais jovens são mais propensas a se contaminarem, e ainda, a chance de pessoas que já tiveram Covid se contaminarem com a variante também é grande. Na cidade de Araraquara, em São Paulo, foram identificados casos de infecção pela variante, o sistema de saúde entrou em colapso, e a cidade entrou em lockdown...




Esses foram alguns pontos específicos que infelizmente fizeram o Brasil chegar ao nível de contaminação que estamos hoje. É triste demais pensar que muitos ainda não acreditam no que está acontecendo. Quero deixar claro a vocês, que esse post não é para colocar medo em ninguém mas sim chamar atenção para esses aspectos políticos e sociais que mais do que nunca precisamos ter consciência. E agora, a pergunta que não quer calar!!

Estamos vivendo o novo normal??

Desde que tudo isso começou, a mídia não se cansa em dizer que esse é o "novo normal", esse modo de viver, usando máscara, se protegendo contra uma pandemia. Bom, do meu ponto de vista, considerar tudo isso como normal é muito ruim, porque tudo que é normal, uma hora se torna "banal", infelizmente... Como aquelas notícias que vemos tanto na tv que não surpreende mais, não devemos encarar a pandemia como algo normal, devemos sim lutar contra ela, não se acostumar, não se acomodar. Estar em um pandemia NÃO é normal, e por isso precisamos ter consciência da gravidade disso, para que um dia possamos de fato voltar a nossa normalidade...

É isso que tenho a dizer para vocês, queria continuar, mas o post já está bem grande. Ainda vou trazer mais posts sobre esse assunto de forma leve, dicas do que fazer na quarentena, como lidar com a nossa saúde mental e muito mais. Tudo isso para manter, você, leitor, bem entretido!! Espero que tenham gostado, deixem seus comentários e sugestões...

Já ia me esquecendo, deixo aqui como fonte os sites UOL e NEXO que me ajudaram com essa pesquisa!

Beijos e até a próxima, que seja em breve... Fique bem, fique em casa!! <3

Poderá gostar também de:

4 comentários

  1. Olá,excelente artigo. Resumiu e simplificou a atual situação do país.
    Gostaria de convidá-la a conhecer meu blog de variedades www.rodtoter.com. Estou começando agorae é sempre bom contar com uma ajudinha e feedback. Voltando ao seu post, gostei tanto que vou passar a seguir. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Rod! Fico feliz que tenha gostado :) Irei visitar seu blog com muito prazer...
      Beijos e volte sempre!! ^.^

      Excluir
  2. Oi Isabel, ótimo post, que pena que estamos nessa situação, estou em casa desde 2020 e só saio para coisas necessárias, mas essa nao é a realidade de muitos que parecem que nunca estiveram em uma pandemia. Seguindo.
    Visite: https://tattooselivros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada ^^ Pois é, infelizmente ainda falta boa parte da população se conscientizar sobre o que está acontecendo...

      Excluir