Cinema: Nomadland

Olá meus queridos, hoje trago a vocês a resenha do filme Nomadland, esse que por sua vez foi o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme 2021, inspirado no livro de mesmo nome que conta a história de Fern, uma mulher de aproximadamente 60 anos, que após perder tudo, embarca em uma viagem vivendo como uma nômade moderna, vem comigo conhecer mais um pouquinho dessa história!



Bom, o filme se passa no interior dos Estados Unidos, um ambiente frio e afastado de grandes centros urbanos, é onde vive Fern (Frances McDormand), uma mulher que após a morte de seu marido e falência da pequena fábrica que sustentava sua cidade, resolve viajar na sua van pelo interior do país, fazendo do automóvel sua nova moradia. E assim vamos acompanhando a personagem nessa aventura, encontrando outras pessoas na mesma situação, arrumando alguns trabalhos temporários, inclusive o de empacotadora da Amazon, uma multinacional conhecida em todo o mundo.

Nomadland Frances McDormand Oscar 2021 resenha

Ao longo do filme, somos submetidos a paisagens incríveis, a fotografia do filme é perfeita e faz com que tudo pareça tão real, que nos sentimos imergidos no filme. A diretora Chloé Zhao e o diretor de fotografia Joshua James Richards, consegue fazer com que o filme pareça um "documentário", pela forma como é abordado e filmado, além dos diálogos que não parecem ter sido encenados, conseguimos sentir como se estivéssemos observando uma cena totalmente verdadeira. Alias, os únicos atores profissionais do filme são Frances McDormand que interpreta Fern e David Strathairn que interpreta Dave, um senhor interessado em Fern. As demais pessoas em cena, são nômades reais, o que entrega mais ainda uma "verdade" ao filme.

Nomadland Frances McDormand Oscar 2021 resenha

A forma com que o filme é retratado, transmite um forte sentimento de solidão e nostalgia, e nós acabamos dividindo com a personagem todas essas vivências. Além disso, a história do filme é uma grande crítica sobre como muitas pessoas nos Estados Unidos se tornam nômades pelas condições econômicas, o desemprego e outros fatores que fazem com que o cidadão não tenha condições de sustentar uma casa e viver de forma convencional, esse é o motivo pelo qual Fern se torna uma dessas pessoas. Ao longo da trama, vamos junto com ela conhecendo outros personagens que também vivem dessa forma, onde muitos apenas escolheram um meio de vida alternativo para viver de um jeito mais livre, para conhecer o país ou qualquer outro motivo. 

Nomadland Frances McDormand Oscar 2021 resenha

Nomadland é um filme simples e sensível, mas que não deixa de ser extremamente complexo. A forma como que foi feito e adaptado pela diretora Chloé Zhao é incrível, ela consegue fazer com que tudo pareça tão real e natural, as cenas parecem depoimentos de histórias reais que de certa forma ganham mais credibilidade pelo fato dos "atores" serem nômades reais. Outra presença brilhante é a atriz Frances McDormand, que consegue se misturar, eu diria assim, no meio daquelas pessoas como se sempre fizesse parte daquilo. Frances aparece em todo o filme como se estivesse "em casa", e nós podemos ver a atriz sem maquiagem e sem grandes produções, isso deixa a trama ainda mais real. Na foto abaixo podemos ver diretora e atriz juntas! <3 

Nomadland Frances McDormand Chloe Zhao Joshua James Richards Oscar 2021 resenha

Bom, do meu ponto de vista, acredito que Nomadland mereceu totalmente o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2021, apesar de não ter assistido aos outros filmes ainda. Creio que ele levou o prêmio por toda a complexidade e simplicidade, um filme sem grandes ações, que apenas retrata a realidade de um grupo de pessoas e não possui um roteiro convencional. É um filme que preza em mostrar as vivências das personagens, que deixa a gente um pouco confuso em alguns momentos, sem saber se a protagonista está feliz ou não vivendo dessa forma. Nomadland não é um filme que a maioria das pessoas assistiriam, ele está mais para "cult" do que para popular, por se tratar de um filme lento e sem muitas ações e não possuir grandes reviravoltas. Talvez por isso tenha sido alvo de tantas críticas, e por esse motivo tenha conquistado o Oscar!

Nomadland Frances McDormand Chloe Zhao Joshua James Richards Oscar 2021 resenha

Então é isso gente, espero que tenham gostada da minha pequena resenha. Mas e vocês, já assistiram Nomadland? O que acharam? Me indicariam algum filme vencedor do Oscar? Me conte nos comentários, beijos!!

Poderá gostar também de:

14 comentários

  1. Eu ainda não assisti ao filme, mas fiquei super interessada quando vi uma matéria sobre ele no Fantástico. Amei essa forma simples, nua e crua de como o filme foi rodado, sem contar a crítica que ele traz, que é mesmo muito válida. Acho que esse é um filme para se apreciar com olhos artísticos e não apenas assistir por assistir. Fico feliz que ele tenha ganhado um Oscar.
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
  2. Fiquei com vontade de ver esse filme! Gosto de histórias complexas e ao mesmo tempo simples, sem grandes ações, como você disse. Não sabia que o filme é inspirado em um livro...

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito de conhecer um pouco mais do filme, não sabia que o filme foi o vencedor, gostei da sua resenha, agora fiquei com vontade de assistir, bjs.

    ResponderExcluir
  4. Esse ano fiquei um pouco afastada das indicações do Oscar. Não conhecia o enredo do filme, após ler sua resenha, vi que realmente é interessante. Viver a liberdade de conhecer o país e outras pessoas pelo caminho, deve ser uma experiência e tanto.A paisagem deve ser incrivel mesmo,bjus.


    ResponderExcluir
  5. Eu não consegui assistir nenhum dos filmes indicados o Oscar, mas alguns como Nomadland me interessaram bastante após assistir a propaganda. Depois da tua resenha vou ver se consigo ver logo.

    ResponderExcluir
  6. Ainda não assisti o filme Nomadland , apesar de saber que ele foi premiado por ser o melhor filme de 2021. Sua resenha me deixo querendo assistir.

    ResponderExcluir
  7. Oi
    Que maravilha essa sugestão :) ainda não assisti o filme Nomadland, a história é bem interessante

    ResponderExcluir
  8. O filme tem uma chamada muito boa, embora esse modelos de viagens não seja tão popular no Brasil, nos identificamos com a história, é bem interessante

    ResponderExcluir
  9. Nunca vi, confesso não ser lá uma fã desse tipo de filme, mas é interessante.

    ResponderExcluir
  10. Ainda não assistor, fiquei com muita vontade apos ler sua resnha kkk

    ResponderExcluir
  11. OLá?

    É a primeira ouço falar desse filme, acredita? é algo que curtiria bastante, Adoro muito quando vejo um filme que me prende na trama.

    ResponderExcluir
  12. Eu ainda nao assisti esse filme, mas estou doida para assistir ja que foi campeao

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Eu adorei o filme, consegui me conectar bastante com o tom intimista dele.
    Lindo trabalho.

    até mais,
    Canto Cultzíneo

    ResponderExcluir
  14. Eu não vi NADINHA do Oscar,você acredita? Mas acredito, que pela sua resenha, Nomadland seja aquele filmão que traz uma outra visão pra gente,né?
    Quero ver!

    Beijos!
    Pâm
    Blog Interrupted Dreamer

    ResponderExcluir