Os personagens ilustrados mais famosos do mundo!

Oi meus amores, hoje vim falar sobre um assunto que gosto muito, as ilustrações, embora possam passar despercebidas, elas estão sempre no nosso dia-a-dia, seja numa capa de caderno, um papel de cartas ou em álbuns de figurinha, mas você já se perguntou de onde vem esses personagens e ilustrações que fizeram parte da nossa infância ? Pois é, separei alguns dos personagens ilustrados mais famosos do mundo para a gente relembrar. Ficou curioso ?! Então vem comigo...


Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
imagem ilustrativa por Freepik.

Turma da Mônica: como todos sabem, a Turma da Mônica é uma das marcas brasileiras mais conhecidas tanto aqui como em outros países. Tudo começou em 1959, quando o cartunista Maurício de Souza, criou uma série de tirinhas de jornal com os personagens Bidu e Franjinha como protagonistas, a partir de 1960 com a criação de Mônica e Cebolinha, a série começou a se tornar o que é hoje. Com o tempo a marca foi evoluindo e se expandindo para diversos produtos e um dos mais famosos é o extrato de tomate Elefante da marca Cica, com o personagem Jotalhão. Os personagens da Turma da Mônica fazem grande sucesso, e tem seus produtos licenciados em 40 países.

maurício de souza turma da monica Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Maurício de Sousa.

evolução da mônica Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Evolução da Mônica.

turma da mônica Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Turma da Mônica.

Hello Kitty: bom, a Hello Kitty é uma personagem criada pela designer Yuko Shimizu da empresa japonesa Sanrio, Shimizu deixou a empresa 1 ano depois, sendo assim a personagem passou a ser desenhada por Setsuko Yonekubo que assumiu por 5 anos até 1980, onde Yuko Yamaguchi entrou em seu lugar e está até hoje. Hello Kitty foi patenteada em 1976 e apesar do nome, de ter bigodes e das orelhas, ela não é uma gatinha e sim uma Gijinka (seria uma representação visual daquilo que não é humano, como objetos, animais ou ideias em forma humana e geralmente no estilo mangá) britânica e do signo de escorpião. Logo, a personagem chegou nos EUA e se espalhou pelo mundo, depois disso a Sanrio criou inúmeros outros personagens, já a famosa Hello Kitty hoje tem vários produtos e muitos fãs.

criadoras da hello kitty Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Yuko Shimizu e Yuko Yamaguchi.

hello kitty e seus amigos Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Hello Kitty e seus amigos.

Sarah Kay: essa é uma personagem que foi muuuuito famosa durante anos, foi criada pela ilustradora australiana Vivien Kubbos, que trabalhava como ilustradora freelancer de uma agência de publicidade, e em 1978 quando sua filha mais nova ficou doente, começou a desenhar crianças felizes em ambientes parecidos com a fazenda de seu avô. Desenhava menininhas rechonchudas que usavam calças boca de sino, bem típicas daquela época, assim nasceu a personagem Sarah Kay. Os cartões da personagem fizeram sucesso nos anos 80, logo se espalharam por toda Europa e América e hoje a personagem é conhecida em todo o Mundo. No Brasil, Sarah Kay se tornou popular através dos álbuns de figurinhas "Bem me quer" e também em papeis de carta, capas de caderno etc. O sucesso da personagem durou até os anos 90, mas ainda hoje é possível encontrar inúmeros objetos estampados com ela, Vivien Kubbos se tornou ilustradora de livros infantis, hoje ela é aposentada, e vive reclusa, não gosta de dar entrevistas e nem de ser fotografada.

Vivien Kubbos Sarah Kay Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Vivien Kubbos.

Sarah Kay Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Sarah Kay.

Bem me quer album de figurinhas Sarah Kay Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Albúm de figurinhas "Bem me quer".

Moranguinho: uma das minhas personagens preferidas na infância, me lembro do caderno que tinha cheirinho de morango, aliás tenho até hoje e por incrível que pareça o cheiro prevalece. Bom, a Moranguinho foi criada por Muriel Fahron em 1977, apareceu primeiro em cartões, e logo em pôsteres e bonecas, na década de 80 foi criado o desenho animado que se tornou mania nos Estados Unidos. Os personagens da linha tem nomes de frutas ou sobremesas, usam roupas que combinam e têm animais de estimação, assim como a Moranguinho, todos tem o cabelo perfumado de acordo com seu tema e as histórias dos desenhos se passa em Morangolândia. Em 2002, Moranguinho foi modernizada, deixando de lado suas características campestres.


Moranguinho e seus amigos Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
 Alguns personagens do desenho animado.

evolução da personagem Moranguinho Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Evolução da Moranguinho.

Muriel Fahrion criadora da Moranguinho Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Muriel Fahrion e boneca da Moranguinho.

Holly Hobbie: uma escritora e ilustradora chamada Denise Holly Ulinskas se casou com Douglas Hobbie, no fim dos anos 60, e ficou famosa por desenhar menininhas de vestidos de patchworks e chapéu, no estilo Sunbonnet Sue (bonequinha cujo rosto está sempre escondido com um gorro ou chapéu, muito utilizada em artesanatos), e que lembra bastante também Sarah Kay e por isso muitas pessoas confundem... As ilustrações de Denise chamaram atenção de uma renomada fábrica de cartões a American Greetings, que a convidou para trabalhar com a empresa. A partir daí adotou o nome de Holly Hobbie e foi o maior sucesso, as bonequinhas foram parar em cortinas, colchas etc. Apesar da semelhança com Sarah Kay, Holly Hobbie surgiu primeiro e Sarah teria se inspirado nela, além disso as menininhas de Holly Hobbie são mais magras e altas, enquanto as de Sarah mais baixas e fofinhas. No Brasil a personagem ficou conhecida com o albúm de figurinhas "O mundo encantado de Holly Hobbie" lançado em 1984 pela editora Abril, e em 2006 a personagem foi redesenhada e foi destaque em séries e filmes chamados "Holly Hobbie e amigos". E em 2018, foi lançada até mesmo uma série de tv live action baseada em Holly Hobbie.

Denise Holly Ulinskas criadora da Holly Hobbie Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Denise Holly Ulinskas conhecida somente por Holly Hobbie.

Holly Hobbie Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Holly Hobbie.

album de figurinhas antigo da Holly Hobbie Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
"O mundo encantado de Holly Hobbie" álbum de figurinhas de 1984.


Holly Hobbie e amigos 2006 Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
"Holly Hobbie e amigos" versão de 2006.

Amar é...: Uma febre nos anos 70, "Amar é..." conquistou milhares de crianças e adolescentes em todo o mundo e ainda hoje é possível encontrar figurinhas por aí, me lembro até de um colega de classe que tinha o álbum na infância. Apesar de ser uma franquia super conhecida, carrega uma história um tanto triste por trás. Tudo começou quando uma neozelandesa chamada Kim Grove que morava em Los Angeles começou a fazer desenhos para seu futuro marido, o italiano Roberto Casali. No início dos anos 70, ela recebeu a chance de publicar seus desenhos, e a primeira tirinha foi publicada em 5 de janeiro de 1970 no Los Angeles Times. Logo todos queriam licenciar a marca, e em 1972, Kim e  Roberto se mudaram para o Reino Unido, eles lucraram 4 milhões de libras com o licenciamento de camisetas, cards, chicletes etc. Apesar dos personagens não terem nome, estava claro que se tratava do casal, e em 1975, Roberto foi diagnosticado com câncer de próstata, então Kim parou de desenhar "Amar é..." e passou o trabalho para o inglês Bill Asprey. Em abril de 1976, Roberto morreu. Kim teve três filhos com Roberto, sendo o terceiro fruto de uma das primeiras inseminações artificiais da Inglaterra, realizada sete meses depois da morte do marido. Enquanto todos achavam um milagre, o Vaticano tratava o caso como uma "afronta ao evangelho." Kim morreu em 1997, e os direitos de sua criação são comandados pela Minikin, que é comandada por seu filho mais velho Stefano Casali.

Kim Grove Roberto Casali e seus filhos Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Kim, Roberto e seus filhos.

Amar é... Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Figurinhas "Amar é..."

album de figurinhas amar é... 1979 Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Álbum de figurinhas "Amar é..." de 1979.

Morehead: nossa última personagem com certeza é uma das mais conhecidas e comuns, daquelas que mesmo sem saber o nome a gente já viu em algum lugar, em 2019 por exemplo a coleção de cadernos "Morehead" fez o maior sucesso, até eu tenho um, mas vamos a nossa última história. Bom, confesso que essa marca foi uma das mais difíceis de encontrar, então acabei encontrando poucas informações, tudo indica que Ruth J. Morehead foi uma escritora e ilustradora de livros infantis, seus livros mais famosos são "Waiting for Christmas" e "Christmas is coming: a book of poems and songs", não tenho certeza mas acredito que não existam no Brasil. Ruth ficou super conhecida por desenhar crianças, anjos e animais, seus desenhos são famosos em todo o Mundo, podemos encontrar adesivos, pôsteres, cadernos e até bonequinhas de gesso.

Ruth J Morehead Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Infelizmente não encontrei nenhuma foto melhor 
de Ruth J. Morehead, apenas esta com a resolução bem ruim!

Livros de Ruth Morehead Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Livros de Ruth J. Morehead.

Morehead Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Algumas ilustrações "Morehead".

Cadernos Tilibra Morehead Os personagens ilustrados mais famosos do mundo
Coleção de cadernos "Morehead" da Tilibra (o meu é o azul).

É isso galera, qual destes personagens vocês gostam mais? Em breve estarei postando mais coisas sobre esse mundo mágico das ilustrações... Beijos e até logo!!

Poderá gostar também de:

16 comentários

  1. Olá Querida, Tudo bem? Adorei o post, que Lindo:)
    Muito Obrigada:)
    Bjs Karina

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Que legal 👏 eu adorei são maravilhosos, amo a Moranguinho e Turma da Mônica

    ResponderExcluir
  3. Olá, Isabel.
    Adorei a postagem. Muitas dessas fizeram parte da minha vida e nem sabia a história delas.

    Prefácio

    ResponderExcluir
  4. Que postagem incrível ♥
    Ameeei!
    A Sarah Kay aaaaaaaaaah, quando eu era criança tinha vários cartões e cadernos com o desneho dela. A Moranguinho aaaaaaaawn...
    Que nostalgia gente, adorei saber mais dos criadores dessas ilustrações tão marcantes.

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Ahhh eu amei forte esse post! <3
    Amo os personagens da Sanrio e eu tinha uma amiga que guardava uma coleção de papelaria com a o casal de "Amar é", Morehead e Sarah Kay, mas eu não sabia que esse era o nome da personagem. Queria que papéis de carta ainda fossem tão lindos quanto antes com esses personagens.
    A Moranguinho que eu conheci foi a de 2002 a 2007, eu tinha vários produtos da personagem, inclusive, eu e minha irmã tínhamos uma coleção com as bonecas, minha favorita era a laranjinha, eu achava ela linda e tinha um perfume maravilhoso.
    Enfim, quero mais posts desse tipo \o/ haha
    Beijo, Blog Apenas Leite e Pimenta ♥

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz em saber que gostou, muito obrigada pelo carinho!! <3
      Eu amava muito a Moranguinho, tenho o caderno dela até hoje e ele ainda tá com cheirinho kkk, lembro que minha mãe gostava muito de "Amar é..." e minha amiga de "Sarah Kay". Com certeza trarei mais posts assim, trazem um sentimento de nostalgia mas que é muito bom... :D
      Beijos e volte sempre!! ^.^

      Excluir
    2. Olá, tudo bem? E quanto aquela menininha chamada Daisy que usa um chapéu amarelo de bolinhas tipo uma flor margarida, sendo que o ilustrador se chama Kirby Martin. Gostaria de saber como é o nome dela e como encontrar ilustrações da mesma. Desde já, agradeço

      Excluir
  6. Que post criativo, cresci vendo esses desenhos e ilustrações, mas mas ver os autores assim junto a obra foi legal

    ResponderExcluir
  7. Oie, tudo bem? Ah, que post mais amorzinho. Com gostinho de nostalgia. Amo demais a Turma da Mônica desde que era criança. Impossível não reconhecer os personagens. Também gosto da Moranguinho, inclusive tive uma. Um abraço, Érika =^.^=

    ResponderExcluir
  8. Eu to encantada com esse post.
    Não conhecia a maioria que criou ou desenhou, mas os desenhos conheço todos.
    Eu tinha caderno desse último e minha mãe tinha papael de carta desse bem me quer e amar é que depois ela me deu.
    Nossa amoo hello kitty.
    Beijos!
    Pam Lepletier

    ResponderExcluir
  9. Oi!
    Adorei a postagem! Cresci com a Turma da Mônica, a Hello Kitty e a Moranguinho na minha tv, no meu caderno, nos meus quadrinhos.... hahaha

    Beijão
    https://deiumjeito.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Olá, tudo bem? Gente quanta nostalgia. Conhecia já a maioria, e alguns me surpreendi por estar entre os mais famosos do mundo, no entanto era possível. Cresci com Turma da Mônica e Moranguinho sendo constantes na minha infância, além dos cadernos cheio dessas bonequinhas. Amei a postagem!
    Beijos

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Sou apaixonada por ilustrações, e seu post me deu uma saudade muito grande de algumas coisas que fizeram parte da minha infância, como a Turma da Mônica, a Moranguinho e a Sarah Kay. Amei demais essas evoluções que você mostrou, é bacana ver isso. Arrasou demais no post, muito bom!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi
    Turmo da Mônica gosto muito, mas faz tempo que não leio nenhuma história,
    A Sarah Kay eu acho que já vi em papel de carta, até porque quando eu era mais nova cheguei a colecionar.
    Esse Morehead eu já vi em imagens que o povo manda no whatsapp com mensagem de Bom Dia e outros textos.

    http://momentocrivelli.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. São personagens que amamos, lindas as ilustrações, adorei do moranguinho bjs.

    ResponderExcluir