Resenha: O Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares!

Olá caros leitores, hoje vim falar de um livro que estava bem ansiosa para ler, O Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares de Ransom Riggs, apesar de parecer ser um livro de terror, coisa que eu não me dou muito bem, fiquei muito curiosa para lê-lo ainda mais pelas inúmeras fotografias que aparentemente ilustram o livro, então ano passado quando arranjei um tempinho logo tratei de ler, confira o que achei...


Tudo está a espera para ser descoberto em O Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares, um romance inesquecível que mistura ficção e fotografia em uma experiência de leitura emocionante. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares: elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo... E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas. Uma fantasia arrepiante, ilustrada com assombrosas fotografias de época. O Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares vai deliciar jovens, adultos e qualquer um que goste de uma aventura sombria.


Bom, vou tentar resumir mais ou menos o livro de maneira que dê poucos spoilers, então se você não quiser spoiler, é melhor nem lê, somente leia o que achei do livro...


   Resumo: "O livro conta a história de Jacob, um adolescente comum que trabalha no supermercado da família e gosta de passar o tempo com o avô Abe Portaman. Quando criança, ouvia histórias de seu avô sobre um orfanato no qual teria vivido antes da segunda Guerra Mundial, por muito tempo Jacob acreditou nessas histórias e nas fotos cheias de fantasia que seu avô mostrava, mas agora já era adolescente e deixou de acreditar nas histórias, até mesmo nas fotos daquelas crianças sobre-humanas, passou a achar que eram montagens. Começou a achar que seu avô havia inventado tudo isso como uma desculpa para fugir da dura realidade da guerra.
  Um dia, quando Jacob estava em seu trabalho do qual queria ser demitido, recebeu uma ligação de seu avô apavorado, Jacob não deu muita ideia, já estava acostumado com os delírios do avô que sempre dizia estar sendo perseguido por monstro, mas seu avô queria saber onde estava a chave do armário que ele guardava suas armas, então preocupado Jacob foi até sua casa, lá ele não encontra o avô e então sai para o quintal e o encontra ensanguentado, quase morrendo e faz um pedido ao neto, que ele vá para o Orfanato da srta. Peregrine onde estará protegido. Nesse momento, Jacob ouve um barulho e ao apontar a lanterna vê uma espécie de monstro, acreditando que aquilo teria matado seu avô.
  Depois de muito tempo indo a psiquiatras, Jacob decide ir até a ilha onde ficava o orfanato, o psiquiatra lhe apoia nisso, eles convencem a família de que seria bom para ele conhecer a história do avô. Chegando a ilha junto de seu pai, Jacob encontra o orfanato em ruínas e os moradores locais afirmam que ele foi bombardeado na guerra e todas as crianças haviam morrido juntamente com a srta. Peregrine.
  Não satisfeito, Jacob continua a explorar o local todos os dias, até que um dia encontra um baú cheio de fotos, fotos estranhas como as que seu avô lhe mostrava, ele até reconheceu as crianças, uma menina que levita, um garota que solta abelhas pela boca, tudo parecia muito estranho. Até que Jacob ouve um barulho e nota que uma menina lhe observava, parecia ser a menina de uma das fotos, mas isso era impossível, já que havia se passado 60 anos. A menina foge e Jacob a segue, mas acaba a perdendo de vista até que ela o surpreende o captura, a partir daí as coisas vão ficando cada vez mais sinistras..."


O que achei do livro: diria que gostei mais ou menos, ele é um livro que instiga, você vai descobrindo coisas e quer descobrir mais e mais, as fotos ilustram muito bem e algumas dão bastante medo como a da menina olhando o reflexo no lago e tals. Porém, achei o livro meio enrolado, algumas coisas demoram muito a acontecer e considerei ele meio cansativo, parece que demorei muito para lê-lo. Alguns personagens também não me agradaram muito, não lembro do nome de todos pois já tem um tempo que li, mas lembro de ter achado alguns bem irritantes. Então apesar de ser um livro que aguça a curiosidade, ele é demorado fazendo com que a história acaba não seja tão atrativa, apenas o final que me agradou mais. Mas gostei muito de algumas coisas, como as fendas no tempo, sempre gosto de coisas relacionadas a viagens no tempo e o fato das crianças terem que viver as escondidas por suas diferenças, me faz pensar na intolerância do mundo. Enfim, ainda estou na dúvida se leio as continuações dele (Cidade dos EtéreosBiblioteca de almas e Mapa dos dias), talvez possam ser melhores...



Ficha técnica
Título: O Orfanato da srta. Peregrine para crianças peculiares
Original: Miss Peregrine's Home for peculiar children
Autor: Ransom Riggs
Tradução: Marcia Blasques
Editora: Leya
Páginas: 336
Ano: 2016


E aí, o que acharam? Se interessaram pelo livro? E se já leram, gostaram? Me contem!! Beijos e até mais!!

Poderá gostar também de:

6 comentários

  1. Oi Isabel,tudo bem?
    Esse livro está na minha lista de livros que quero ler,mas sou meio cagona pra essas coisas viu...kkkk Eu gostei muito da sua sinceridade é muito bom ler resenhas como a sua que falam a verdade.
    Bj.
    http://blogcarolarruda.blogspot.com
    @blogcarolarruda

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha, também sou bem medrosa com essas coisas mas a curiosidade falou mais alto kkkkk
      Beijos e obrigada!

      Excluir
  2. Amei sua resenha, já li muitas resenhas positivas sobre esse livro, uma pena ele não ter se desenvolvido bem na sua opinião, é uma história que poderia ter sido explorada de forma espetacular!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, acho que esse livro tinha tudo pra ser ótimo mas acabou se perdendo um pouco e ficando meio monótomo...
      Obrigada pela visita! ^^

      Excluir
  3. Eu queria ler,mas acabei assistindo o filme antes e achei bem arrastado tambem.Não que seja ruim, porém não me envolveu muito. Acabei desistindo de ler!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vi apenas algumas cenas do filme e não gostei, parece que cortaram bastante coisas, e ficou infantil demais :/

      Excluir