Cinema: Aladdin

Olá amores, tudo bem com vocês? Bom, depois de alguns meses consegui voltar ao blog, já que é fim de semestre, as provas estão acabando e estamos quase chegando nas férias, consegui tirar um tempinho pra ir ao cinema, e na sexta-feria passada assisti Aladdin, filme esse que eu estava curiosíssima para assistir. Agora vocês devem estar se perguntando porque a resenha não saiu mais cedo né?! Bom, no fim de semana aconteceu que um ente querido veio a falecer, além de ter passado a semana fazendo as últimas provas... Por isso não tive tempo de entrar no blog, mas mesmo supeeeer atrasada, a resenha saiu, venha conferir!


Então, essa adaptação da Disney foi uma das mais esperadas pra mim e a primeira a entrar na minha lista de estreias de 2019 que tenho que ver no cinema, e realmente esse ano está cheio de filmes bons, pena que não tenho dinheiro para assistir a todos. Bom, o último filme da Disney que assisti no cinema foi O Quebra-Nozes que infelizmente não deu tempo de resenhar aqui, porque logo depois veio Bohemian Rhapsody, aliás nem acredito que consegui ir ao cinema duas vezes em um mês (risos), já esse ano Aladdin é o primeiro, visto que não tive verba pra assistir Dumbo, ohh tristeza!

Aladdin e a princesa Jasmine se encontram pela primeira vez

Quando era criança, Aladdin era um dos meus desenhos favoritos, assistia todos os dias no Bom&Cia, era de lei assistir, mesmo que os episódios fossem repetidos, apesar disso só depois de ver o live action que percebi que nunca tinha assistido ao filme de 1992, então até parei essa resenha e fui assistir a animação para trazer uma comparação pra vocês... Bom, conforme fui crescendo peguei um apreço muito grande por coisas orientais, ainda mais indianas e árabes, talvez as novelas da globo tenham influenciado nisso né, ouço as trilhas sonoras de O Clone e Caminho das Índias até hoje. Me lembro que quando era pré-adolescente tinha gostos peculiares, assistia sempre aos filmes árabes que passavam no canal Futura, aliás qualquer hora resenho algum deles aqui, já resenhei apenas um filme indiano, o Bunty aur Babli.

Aladdin econtra a lâmpada maravilhosa e conhece o gênio

Agora que já assisti a animação, ainda sem acreditar quem em todos esses anos nunca tinha assistido, vou começar essa resenha comparando as duas versões, então a animação e o live action são muito parecidos, o tempo dos dois, é de 1h30min e 2h08min, respectivamente. A primeira diferença que notamos logo no início é a forma como Aladdin descobre que Jasmine é a princesa, no filme de 92, ele é pego pelos guardas e ela se declara princesa para evitar que ele seja preso, no live action acontece de outra forma, e existe uma trama maior por trás disso, Aladdin acredita que ela trabalha para princesa e demora um pouco mais a descobrir que é a própria. Em relação aos personagens, o sultão da animação é mais "fofinho" e engraçado, além de ter um comportamento infantil, no filme desse ano ele é muito mais sério. Também há o acréscimo de uma personagem no live action, a Dalia que trabalha pra Jasmine e se faz passar por princesa para enganar Aladdin.

Resultado de imagem para aladdin gif 2019

Em relação ao Gênio, bom o personagem da animação me parece bem mais agitado e quem deu voz e vida a ele foi Robin Williams que além de dublar também criou as expressões do personagem, e isso fez um sucesso enorme, e apesar de eu ter medo do gênio na infância (risos) achava ele um personagem muito cativante e "louco", na versão live action Will Smith consegue ser um gênio incrível também, talvez com um jeito menos "louco" e você demora a se acostumar com ele todo azul e aquela computação gráfica, que achei meio exagerada... Sobre as músicas do filme, no começo estranhei, mas me lembrei da música "Noite da Arábia" que era tema do desenho também, e uma das minhas preferidas. Quem já viu a animação não irá estranhar nem um pouco a quantidade de músicas, além disso no live action há uma música a mais, "Ninguém me cala" cantada pela Jasmine que nesse live action teve uma trama um pouquinho maior que na animação, com todo aquele contexto meio feminista. 

Imagem relacionada

Problemas a vista, Aladdin é um filme lindo mas trás alguns problemas, problemas esses que achei que fossem cisma minha, mas lendo outras resenhas percebi que outras pessoas também se incomodaram com as mesmas coisas. O elenco do filme é ótimo, mas ele se trata de uma cópia quase exata da animação de 1992, não há nada de muito novo, só pequenas mudanças que não fazem tanta diferença, ao contrário de algumas adaptações como Cinderela, de 2015, que se tornou um filme a mais, bem diferente da animação de 1950. Outra coisa não muito legal em Aladdin, foi fato dos personagens terem ficado "reais" demais, como já citei acima o Sultão é muito sério e interage pouco, e o Iago se torna no filme um papagaio "muito comum", sem aquele jeito mais humanizado da animação. Mas uma coisa que me chamou muita atenção de forma negativa, foi o cenário, que é bem forçado, tentei me convencer a gostar mas não tem como não sentir aquela raivinha, sabe?! Vou explicar melhor, o cenário é propositalmente falso, não é o tipo de filme que você fica na dúvida se é cenário ou gravado no próprio local da história, sem contar que há muita semelhança com a Índia, e os musicais lembram os filmes de Bollywood, portanto se você não está acostumado ou não gosta, vai achar tudo muito estranho. Esse fato me chateou um pouco, pois até mesmo em uma das cenas pude perceber que alguns figurantes pareciam dançar danças indianas, sendo que Arábia e Índia são lugares completamente diferentes. Mas a Disney já tem mania de "misturar as coisas", como no filme Karate Kid que o personagem lutava Kug Fu ao invés de Karatê, então já era de se esperar essa "mesclagem" desnecessária de culturas, a animação nesse ponto é muito melhor...

Imagem relacionada

Enfim, achei Aladdin um filme bom, bonito e alegre, Will Smith de gênio deu bastante certo mas poderia ter sido mais explorado, já os atores Mena Massoud e Naomi Scott cumpriram muito bem o papel de Aladdin e Jasmine, embora algumas cenas da Jasmine tenham sido desnecessárias... O enredo do filme poderia ter sido melhor pra criar um diferencial da animação e o cenário e figurino poderiam lembrar mais a Arábia ao invés de tentarem copiar filmes indianos. Fiquei feliz com o filme mas por se tratar de uma das minhas histórias favoritas, vou continuar aguardando que no futuro façam outras versões. Acho que é isso, apesar de tudo é um filme que vale a pena se visto no cinema, aliás mesmo tendo estreado no dia 23 de maio, ainda está em cartaz. Vale a pena assistir até mesmo como uma nostalgia, uma lembrança da animação. Vou deixar o trailer para quem ainda não viu e a playlist, que é MARAVILHOSA!


Essas músicas não saem da minha cabeça, amo muito essa trilha sonora <3


Bom, espero que tenham gostado, me contem o que acharam do filme e da resenha, um beijo!! *3*

Poderá gostar também de:

10 comentários

  1. Olá, Isabel.
    A Jasmine foi minha primeira boneca quando eu era criança hehe. Eu já tinha visto em algumas resenhas sobre esses pontos negativos que você abordou, mas não é nada que me incomode. Assim que der vou assistir porque amo o Will hehe.

    Prefácio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Jasmine é uma das minhas princesas favoritas, tenho um livro de pintar dela até hoje kkkk, também adoro o Will, eterno fresh prince <3

      Excluir
  2. Ainda não tive a oportunidade ver o filme, mas também sempre fui fã do desenho desde criança.
    Estou louca para ver o Will de gênio e imagino que deve ter tido bastante computação gráfica.
    Adorei os pontos abordados, fiquei mais curiosa para assistir.

    beijinhos
    She is a Bookaholic
    Minhas pequenas coisas

    ResponderExcluir
  3. Curiosamente, hoje já é a terceira vez que me cruzo com uma análise deste filme, então acho que a tua ainda não vem assim tão tarde! Eu já o vi há umas semanas, quando estreou, mas tenho de admitir que quando fui ver ia sem expectativas, porque até então ainda não tinha gostado de um único remake em live-action da Disney. Fiquei agradavelmente surpreendida, sinceramente. No que toca aos atores, penso que o elenco está perfeito (o Mena é uma cópia do Aladdin original, mas a Naomi é uma Jasmine atual e com objetivos, ao contrário da do filme em animação), mas o ator que fez o papel de Jafar para mim foi um dos poucos aspetos negativos do filme: achei que não tinha um mínimo de toque de vilão, a começar pela sua caracterização fraquíssima. Por sua vez, eu gostei muito dos cenários, coloridos e dinâmicos, assim como das coreografias nos momentos musicais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você em relação ao ator que fez o Jafar, pra mim ele foi um vilão bem fraco, já a Naomi ficou mesmo uma Jasmine diferente do desenho, porém achei desnecessária a cena dela tentando convencer o soldado a ficar do lado do pai, achei que essa parte da Jasmine poderia ter sido mais abordada... O Mena é mesmo uma cópia escrita do Aladdin do desenho, não vi nada negativo nisso, pelo contrário deu mais "ibope" ao filme, mas poderia ter tido algo de diferente também... Já o cenário, achei lindo mesmo tendo uma aparência de "falso", o que me incomodou mais foi a semelhança com a Índia, principalmente no que diz respeito as coreografias!

      Excluir
  4. Eu ainda não assisti, mas espero em breve conseguir já que estava ansiosa por esse lançamento. Adoro essas live actions, e estou doida para assistir. Escutei muita gente citando vários pontos que você citou na sua postagem sobre alguns pontos negativos.

    https://www.biigthais.com

    Beijoos ;*

    ResponderExcluir
  5. quero assistir ainda!
    achei interessante o que tu disse sobre ser uma cópia... a Disney só tá fazendo live action dos filmes antigos, não tá acrescentando nada! :/

    xoxo
    Guria do Século Passado

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante do filme, minha única ressalva foi quanto ao personagem do Aladdin, achei bem fraco.

    www.vivendosentimentos.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o Aladdin uma cópia exata do desenho, acho que ator poderia ter sido mais explorado...

      Excluir
  7. Esse filme parece tão lindo e mágico, mal posso esperar para poder assisti-lo. Vou ver a animação antiga também que é para poder comparar.
    Beijos,
    Mundo Perdido da Carol
    Instagram: @carolinsweet
    Fan Page

    ResponderExcluir