Papo Reto: Quanto vale a vida?

Hoje venho falar de um assunto muito sério, o rompimento da barragem de mineração na cidade de Brumadinho, Minas Gerais. Vem conferir, comigo...



   Começo esse post com uma imagem nada agradável mas que retrata bem a tragédia que aconteceu ontem em Brumadinho - MG, mais uma vez nosso país foi vítima da imprudência e ganância do homem, muitos podem achar que se trata de um acidente, mas o fato é que o rompimento dessa barragem poderia ter sido evitado, mas não foi, e se rompeu como em Mariana também no estado de Minas Gerais há três anos atrás.
   Agora, eu pergunto a vocês, será que ninguém aprendeu com o desastre de Mariana? Bom, acredito que nada foi feito para evitar esses dois acidentes e o pior de tudo é que as barragens responsáveis por esse caos eram da mesma dona, a Vale, em 2015 a barragem da Samarco que se rompeu em Mariana, pertencia a Vale e a mineradora anglo-australiana BHP Biliton, em Mariana houve 19 mortos, já em Brumadinho foram 11 mortos até então e mais de 200 desaparecidos.
   Segundo o procurador Ferreira Pinto, após o desastre de Mariana, foram criadas três comissões: uma na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, uma na Câmara de deputados e outra no Senado, para propor uma legislação mais rígida no controle de barragens. E segundo ele, nenhuma das três apresentou resultados, as barragens continuaram funcionando sem um sistema de segurança que impeça a lama de se espalhar pelo meio ambiente. Também segundo esse procurador, há mais de 400 barragens em Minas Gerais, nada foi feito para aumentar a fiscalização e o estado continua dando autorização para a criação de novas barragens, sem se importar com a criação de novas regras de funcionamento para essas estruturas.
   Bom, do meu ponto de vista, acredito mesmo que essa empresa não está nem aí para o meio ambiente, nem para a população, visto que uma mineradora assim como uma represa, já provoca danos ao ambiente e as pessoas por si só, como contaminação do solo, poluição do ar, evasão de animais, poluição de rios etc. Quando ocorreu o rompimento na barragem do Fundão em Mariana, fizeram muitas "promessas", mas depois de um tempo, depois que parou de passar na mídia, se esqueceram e acharam que o problema estava resolvido. Continuaram então cada vez mais gananciosos, não investiram em segurança porque só pensaram no lucro. 
   Agora, mais uma vez estamos pagando pela negligência dessas pessoas, e temo que aconteça como em Mariana onde as pessoas prometeram melhorar as condições das barragens e não o fizeram, e depois de um tempo não se lembrem mais do que aconteceu em Brumadinho e a ganância siga ganhando enquanto as pessoas correm risco de vida. Espero que essas pessoas responsáveis por esse desastre tomem consciência e que as coisas mudem daqui pra frente, pois o Brasil precisa de mais amor e compaixão com o próximos.


E vocês, o que acharam dessa história toda? Comentem!!

Poderá gostar também de:

6 comentários

  1. Saber que tantos outros crimes foram cometidos em obras e nós nem fazemos ideia do que pode acontecer por conta da irresponsabilidade e ganância humana. O fim dos tempos realmente está próximo!

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Verdade, a ganância tem levado o homem ao seu próprio fim...

      Excluir
  2. Oie!
    O pior é ver as pessoas tratando como se fosse um "incidente" ou "desastre ambiental", sendo que isso está mais para um crime. E dói só de pensar que há tantas outras barragens que correm o risco de romper por conta da negligência humana. É muito triste esse descaso, e o mais 'engraçado' é ver o povo da Vale se lamentando e usando o "coitadismo". AAA eu fico muito nervosa :( A gente tem mais é que fazer o que está no nosso alcance e ajudar!
    Adorei a sua reflexão.
    Beijos
    https://our-constellations.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também fico bem nervosa e irritada, de fato não da pra dizer que foi acidente, foi "crime" mesmo pois podia ter sido evitado.

      Excluir
  3. Meu sentimento é de tristeza e revolta! Mais compaixão por favor!


    Beijos,
    Pri
    www.vintagepri.com.br

    ResponderExcluir
  4. so sad post!
    https://www.itzytrendy.com/2019/11/blazer-outfit.html

    ResponderExcluir