Playlist: The best of Queen!

Olá seguidores, hoje trago a vocês uma espécie de extensão do meu último post, que foi a resenha do filme Bohemian Rhapsody. Bom, que as músicas do Queen são lendárias nós já sabemos, mas vocês sabem a origem e a história por trás delas?! Selecionei algumas das melhores músicas da banda que também estão no filme, bora descobrir juntos tudo sobre essas maravilhas.





E vamos começar com uma das minhas músicas preferidas, sério, não consigo parar de ouvir...

13 - Doing All Right: não encontrei muitas informações sobre ela, apenas que fazia parte do repertório da extinta banda Smile, do qual Brian May e Roger Taylor eram guitarrista e baterista respectivamente. A música foi escrita por Brian e Tim Staffel antigo vocalista da Smile, Doing all right está no primeiro disco do Queen, é uma das únicas canções onde Brian toca piano e uma das primeiras onde Freddie tocou piano ao vivo. Por alguma razão é uma das minhas músicas preferidas de todos os tempos! <3 Trecho em destaque: "Ontem minha vida estava em ruína. Agora, hoje Deus sabe o que estou fazendo. De qualquer forma, eu deveria estar fazendo tudo certo."


12 - Killer Queen: essa música faz parte do álbum "Sheer Heart Attack", nesse álbum a banda começou a misturar mais os gêneros, deixando de apenas tocar rock "puro", pode-se dizer que essa música é um pouco mais pop. Freddie afirmou que a letra de Killer Queen fala sobre mulheres ricas que se prostituem, mas muitos fãs acreditam que na verdade se trata de uma música sobre travesti, seja como for, o curioso mesmo é que recentemente Katy Perry batizou seu perfume de Killer Queen e afirmou que "Freddie definiu na letra a mulher que ela sempre quis ser" e que por isso chamou assim seu perfume, será que ela realmente sabe a verdadeira história por trás da letra?! Alguém poderia ter avisado... Trecho em destaque: "Ela falava como uma baronesa, conheceu um homem na China e foi para Geisha Minah. E então, incidentalmente, de novo, se você estiver disposto. Ela é uma rainha assassina."


11 - Crazy little thing called love: se parece muito com o rock dos anos 50 e Freddie disse que a criou em cinco minutos enquanto tomava banho. A música também foi a primeira do grupo que atingiu ao número um das paradas de sucesso. No clipe, os integrantes aparece usando jaquetas, óculos escuros, o que nos remete ainda mais aos anos 50... Trecho em destaque: "Essa coisa chamada amor, chora como uma criança. No berço da noite, balança, dança, se mexe toda como uma água-viva. Até gosto disso, coisinha maluca chamada amor."


10 - Another one bites the dust: sinceramente tenho a impressão que essa é uma das músicas mais "moderninhas" do Queen, ela tem uma pegada meio disco, me lembra eletrônica, e com certeza foi feita para ser dançada por aí. John Deacon, o baixista da banda, é o responsável pelo tema icônico da música, que é a mais vendida do Queen e foi número um em quase todo o mundo. Mas apesar disso, Roger Taylor conta que a banda não levava fé nessa na música, quando ninguém menos que Michael Jackson ouviu e disse "que eles estariam loucos se não lançassem Another one bites the dust" como single. Trecho em destaque: "Há muitas maneiras de você ferir um homem e deixá-lo pra baixo. Você pode golpeá-lo, você pode enganá-lo. Você pode tratá-lo mal e deixá-lo quando está deprimido."


9 - Somebody to love: essa foi lançada depois de Bohemian Rhapsody, no disco "A day at the races", só que ao invés de se inspirar na ópera europeia, se inspiraram no gospel americano, e de fato ela soa como uma bela música gospel e ainda fala de Deus, Roger Taylor também afirma que o tema é influenciado em Aretha Franklin. Trecho em destaque: "Eu me abaixo, de joelhos. E eu começo a rezar, louvar o Senhor. Até que as lágrimas escorram dos meus olhos. Senhor, alguém, oh alguém. Quem pode encontrar alguém para eu amar?"


8 - We will rock you: composta por Brian May, We will rock you foi inspirada nas músicas cantadas nos estádios, o próprio Brian disse que um dia ao ouvir a torcida do Liverpool cantando, começou a pensar que poderia também escrever uma canção onde o público pudesse participar, aplaudindo, batendo os pés e cantando. E foi assim que a música surgiu de repente, quando ele acordou na manhã seguinte, e sem dúvidas é um hino do Rock! Trecho em destaque: "Amigo, você é um garoto, faça um grande barulho. Brincando na rua, vai ser um grande homem algum dia."


7 - We are the champions: aqui está mais uma música que pode ser cantada em estádios, aliás foi lançada no mesmo albúm que We will rock you, o "News of the world" de 1977 e 40 anos depois é considerada hoje, uma das melhores músicas do Mundo, sendo que em 2005 foi eleita a melhor música da história, e até Donald Trump usou a música em sua campanha, logo em seguida o Queen fez um comunicado afirmando não ter autorizado o uso da música (será que deu treta?!). Trecho em destaque: "Vocês me trouxeram fama e fortuna e tudo que vem com isso. Eu agradeço a todos vocês, mas isto não tem sido nenhum mar de rosas, nenhuma viagem de prazeres. Eu considero isso um desafio, diante de toda a raça humana e eu não irei fracassar."


6 - Under Pressure (David Bowie): uma das primeiras músicas do Queen que ouvi, merece destaque pro baixo de John Deacon, e para o dueto incrível de Freddie Mercury e David Bowie. Dizem que numa época em que os dois não estavam bem, surgiu a música, e que eles se juntaram na Suiça. A música foi tida como dos cinco, integrantes do Queen e David Bowie mas segundo Brian, no fim das contas, Freddie e David acabaram brigando. Trecho em destaque: "Porque o amor é uma palavra tão fora de moda. E o amor te desafia a se importar com as pessoas no limite da noite. E o amor desafia você a mudar nosso modo de nos preocupar com nós mesmos. Esta é nossa última dança."


5 - Love of my life: essa canção de 1975 faz parte do albúm "A night at the Opera", Freddie a escreveu para homenagear sua amada Mary Austin, embora os dois tenham terminado o relacionamento de seis anos após Freddie se assumir bissexual, eles continuaram sendo amigos e apesar de tido outras relações, Freddie afirmava a todos que Mary era o amor de sua vida e sentia-se como se os dois fossem casados. Quando contraiu Aids, Mary permaneceu ao seu lado até sua morte. Freddie deixou metade de sua fortuna para ela, incluindo uma mansão e seus direitos autorais. Trecho em destaque: "Você se lembrará quando isso acabar e tudo ficar pelo caminho. Quando eu envelhecer, eu estarei ao seu lado. Para lembrá-la como eu ainda te amo, ainda te amo."



4 - Radio Ga Ga: adoro essa música, ela tem uma letra diferente, fala sobre o aumento da popularidade da televisão, sobre o rádio e como seria se ouvíssemos nossas emissoras preferidas nele. A canção escrita pelo baterista Roger Taylor, ainda foi inspirada no filme de ficção científica alemão de 1927, Metrópolis de Fritz Lang que aparece no videoclipe. Trecho em destaque: "Vamos esperar que você nunca deixe velhos amigos. Como todas as coisas boas, em você dependemos. Então fique por perto, pois podemos sentir saudades. Quando nos cansarmos de tudo isso visual. Você teve seu tempo, você tinha poder. Você ainda tem que ter seu melhor momento, Rádio!"



3 - I want to break free: mais uma letra composta por John Deacon, traz uma base eletrônica e um clipe hilário com os integrantes vestidos de mulher e fazendo tarefas domésticas fazendo uma paródia da série "Coronation street", muitos acreditam que por isso seja uma música feita pra declarar a sexualidade de Mercury, mesmo o autor sendo Deacon e a ideia do vídeo de Roger Taylor. E sem dúvidas I want to break free marcou a passagem do Queen pelos anos 80, foi uma das músicas que me fez continuar ouvindo Queen há uns cinco anos atrás, eu amo o ritmo dela e o clipe nem preciso dizer nada ne... Trecho em destaque: "É estranho, mas é verdade. Eu não consigo superar o jeito que você me ama. Mas eu tenho que ter certeza. Quando eu sair por aquela porta. Oh, como eu quero ser livre, querida. Oh, como eu quero me libertar."



2 - Don't stop me now: Freddie compôs essa música num momento em que estavam subindo na carreira, faz parte do albúm "Jazz" de 1979, e ela fala sobre alguém que nunca quer parar de viver intensamente, utilizando muitas metáforas, por isso cada pessoa a interpreta de um jeito. Uma pesquisa feita no Reino Unido, afirmou que Don't stop me now é a melhor música para "se sentir bem", e isso eu posso afirmar pra vocês que é verdade, quando comecei a ouvi-la estava num momento muito depressivo, fiquei muito eufórica e feliz, acredito que por isso e por seu ritmo rápido, seja tão viciante. Confesso que já cheguei a ouvi-la umas 4 vezes seguidas durante dias e dias, simplesmente não consigo me cansar dela. Trecho em destaque: "Estou queimando pelo céu. Duzentos graus, é por isso que me chamam de senhor Fahrenheit. Estou viajando na velocidade da luz. Eu quero transformá-la numa mulher supersônica."



1 - Bohemian Rhapsody: essa música é um hino do Queen, mesmo quem não conhece a banda já a ouviu alguma vez, não é atoa que se tornou título do filme biográfico de Freddie Mercury. Mas apesar de tudo, tem uma letra e melodia bem difíceis de se entender, com muitas referências e ritmos diferentes. A letra fala de um menino que matou um homem e está confessando para sua mãe, são seis minutos de música e seis partes diferentes: introdução, balada, solo de guitarra, ópera, hard rock e conclusão, talvez por isso a música chame tanto a nossa atenção. Na parte da ópera a letra tem algumas palavras que soam meio incomuns e fazem várias referências, como Scaramouche (filme de 1952; também se trata de um personagem palhaço da Commedia dell'arte), Fandango (estilo musical e de dança muito famoso em Portugal e Espanha), Galileu Galilei (físico, matemático, astrônomo e filósofo), Fígaro (personagem da ópera "O barbeiro de Sevilha) e Bismillah (fórmula árabe usada em vários contextos na vida de um muçulmano). Trecho em destaque: "Mamãe, acabei de matar um homem. Coloquei uma arma contra sua cabeça, puxei o gatilho, agora ele está morto. Mamãe, a vida tinha acabado de começar. Mas agora eu fui e joguei tudo fora."


Quem quiser ouvir a playlist completa do filme no Spotify, vou deixá-la abaixo!


É isso galera, espero que tenham gostado, me conte o que acharam, qual sua música preferida do Queen e qual vocês acham que faltou aqui.


Até muito brevemente!!

Poderá gostar também de:

3 comentários

  1. Respostas
    1. Love of my life é uma das minhas músicas preferidas desde criança, também fiquei super arrepiada quando conheci a história por trás, muito incrível <3
      Beijos!

      Excluir
  2. Não curto muito Queen, mas sei que eles tem boas músicas e foram super importantes pro mundo da música né?
    Bacana ;)

    https://www.heyimwiththeband.com.br/

    ResponderExcluir