Resenha: "Put Some Farofa"

Olá meus caros leitores, vocês devem ter reparado que fiquei um pouco mais de 2 meses sem postar, pois é, a volta as aulas não é nada fácil, nesses últimos meses tenho passado mais tempo na faculdade do que em casa então tem sido cada vez mais difícil atualizar o blog... Hoje vos trago a resenha de um livro que li há um tempinho, acho que foi nas férias e curti bastante, o Put Some Farofa do meu querido crush autor Gregório Duvivier. Vem, conferir!

resenha put some farofa gregorio duvivier
A cada semana, Gregório Duvivier assume uma nova voz. Sua inventividade e seu condão de se colocar no lugar do outro são inesgotáveis, e esse dom camaleônico vai muito além da criação de personagens. A cada semana, um novo gênero. Um conto. Um glossário. Um artigo de opinião panfletário. Uma memória afetiva da infância. Um ensaio crítico sobre uma obra literária. A cada semana, um novo tom: do humor escrachado ao lirismo, da ironia à asserção, do intimismo à universalidade. Enquanto se exercita, incansável, como ator, poeta, cronista e roteirista, Duvivier enriquece sua produção literária com todos esses influxos, criando uma receita muito própria que tem como principais ingredientes a coragem, a originalidade e o afeto.


Bom, eu conheci o Gregório através do Porta fundos e logo me encantei por ele, pelo seu jeito, sua atuação e seu talento incrível para o humor, com o tempo fiquei sabendo que ele é que nem Bombril tem 1001 utilidades kkkk, o cara é ator, humorista, roteirista, escritor, dublador, poeta e tudo que tiver direito. E a partir daí comecei a querer ler algum de seus livros, encontrei o Put Some Farofa na minha ida a Bienal do Livro no Rio de Janeiro, em 2015 porém só fui ler ano passado (sim, sou muito lerda, eu sei), realmente tenho sérios problemas com procrastinação mesmo que seja com coisas legais que eu queira fazer, como ler livros...
Enfim, Put some farofa é um conjunto de crônicas, textos e esquetes sendo que algumas delas se tornaram vídeos do Porta dos Fundos. É um livro de fácil leitura e muito gostoso de ler, me senti como quando era criança e lia vários gibis de uma vez, me lembro que estava passando uns dias na casa de minha avó e só por isso não passei o dia todo grudada no livro. Ele é dividido em quatro partes: Com farofa, com afeto, Cruzada elucidativa a favor da família brasileira, Put some farofa e O Mundo, paradinho, tem a maior graça, Put some farofa além de ser título do livro e uma das partes, faz referência a uma crônica chamada Pardon anything que retrata com humor a conversa entre um gringo e um brasileiro.

resenha put some farofa gregorio duvivier

As capas vem com trechos dessa crônica na parte de dentro e sem dúvida essa é uma das melhores crônicas, uma das minha preferidas. O livro é carregado de críticas sociais, questões políticas, coisas cotidianas, questões religiosas, sexistas, entre outras. Nos faz rir, refletir e emocionar, durante a leitura é fácil compreender a mente do autor, suas ideias e ideais. Veja abaixo o Booktrailer do livro.



Muito incrível ne, olha esse vídeo gente, ownt <3 Sou muito suspeita pra falar do Gregório porque realmente adoro ele, é uma pessoa muito admirável... Enfim, vasculhando a internet encontrei mais um vídeo, onde ele narra um de seus textos É menina com uma ótima interpretação em 2 minutos ele nos faz refletir sobre tantas coisas, essa cultura do machismo que nos rodeia, que mulher nunca ouviu uma dessas coisas, que atire a primeira pedra!


E pra encerrar fiquem com um dos vídeos do Porta dos Fundos que também está no livro!



Ficha técnica


13853_gg 

Título: Put Some Farofa

Autor: Gregorio Duvivier

Editora: Companhia das Letras
Ano: 2014
Número de páginas: 208

É isso, espero que tenham gostado e se lerem o livro me contem o que acharam, obrigada pela atenção até aqui, beijos!!

Poderá gostar também de:

14 comentários

  1. Parece bem legal!Ultimanente ñ tenho lido muito,mas crônica costuma ser uma leitura mais fácil e rápida.Legal saber que as crônicas inspiração para alguns vídeos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, as crônicas são leituras fáceis, rápidas e ainda com algum ensinamento, esse livro é mesmo muito bom!

      Excluir
  2. Eu acho ele muito massa!!! Adoro!! E esse livro me parece ser muito bom tb!! Curti! Bjs

    ResponderExcluir
  3. Acho ele super legal também.
    Ainda não tinha visto o livro, mas acho os roteiros sensacionais!

    ResponderExcluir
  4. Ah eu nao sabia sobre esse livro. Adoro o Porta dos fundos! Vou procurar esse livro nas livrarias por aqui <3

    ResponderExcluir
  5. Eu não conhecia esse autor, pra mim é novidade quero comprar urgente esse livro, me parece uma boa pedida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É uma boa pedida sim, sempre bom conhecer novos autores ne...

      Excluir
  6. Não sabia que ele havia publicado um livro, acho que a leitura vai ser bem tranquila. Entrou pra minha lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, bem tranquila e rápida, depois me conta o que achou :-*

      Excluir
  7. Ah eu adoro ele <3 Desconhecia total a existência desse livro e agora fiquei morrendo de vontade de ler!

    www.estante450.blogspot.com.br

    ResponderExcluir