20 novembro 2017

Dia da Consciência Negra!


Boa tarde gente, hoje é dia da Consciência Negra, mas você sabe como surgiu esta data ? Bom, foi no dia 9 de janeiro de 2003 que ela foi estabelecida e o dia 20 de novembro foi escolhido porque foi nesse dia, exatamente no ano de 1695 que Zumbi, líder do Quilombo dos Palmares, morreu. Zumbi era símbolo da luta dos negros contra a escravidão, ele morreu em defesa de seu povo e comunidade. Os quilombos eram a resistência ao sistema escravista, além de uma forma coletiva de manifestar a cultura africana no Brasil. Por isso a criação desta data é importante, ela serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a importância da cultura africana na cultura nacional. Os negros africanos colaboraram na nossa história, seja em aspectos políticos, sociais, gastronômicos ou religiosos. Em um país tão miscigenado como o Brasil, é extremamente importante ter datas como essas afim de também homenagear grandes líderes como Zumbi. Vale lembrar que além do dia 20 de novembro, também há o dia 27 de outubro que é o dia nacional de mobilização em prol da saúde da população negra.

Fiquem com esse curta metragem sobre uma menininha negra que sonha em ser paquita... Para assistir completo, é só acessar o site Porta Curtas
Bom, espero que tenham gostado de saber um pouca mais sobre essa comemoração tão importante, um ótimo feriado a todos, beijos e até a próxima!! 

Um comentário:

  1. Com certeza vou assistir o documentario. Hj tenho consciência como a representatividade é muito importante

    ResponderExcluir

Desenvolvido por: Mariely Abreu | Todos os direitos reservados ©. voltar ao topo