Playlist: Feminista

Há tempos eu tenho pensado em criar uma playlist de músicas que falam sobre feminilidade, beleza da mulher, feminismo e tudo que precisamos ouvir nos dias de hoje, acho que é uma boa ideia pra voltar com o blog. Gostou da ideia que nem eu ? Então, vem conferir!!




21º All about that bass - Meghan Trainor: Essa é uma música que teria tudo pra estar no topo dessa lista por se tratar de uma letra que prega que as mulheres devem gostar do corpo delas mesmo sendo gordinhas e tal. Só que há um porém, se Meghan Trainor tivesse pregado isso de forma pacífica eu entenderia, mas ao contrário disso, ela meio que separa e classifica mulheres entre "gordas" e "magras", além de xingar as magras na música, eu sendo magrinha fiquei bem intrigada por isso. Pra mim Meghan se prendeu ao fato de achar que a sociedade prega a magreza e se esqueceu que tem pessoas que são naturalmente assim e não é por escolha, além de não ter pensado em pessoas que sofrem de Anorexia ou Bulimia. Mas fica a seu critério, leitor... Destaque para: "Eu vejo as revistas abusando daquele Photoshop, sabemos que essa porcaria é uma ilusão. Fala sério, faça isso parar. Se você tem beleza, beleza, eleve-a, pois cada pedacinho de você é perfeito, lá de baixo até o topo." Veja letra completa, clicando aqui!


20º Just the way you are - Bruno Mars: Essa música além de romântica é uma daquelas que vem dar um abraço na nossa auto estima, não é mesmo?! Uma letra que mostra que não é preciso muito pra que alguém goste da gente, chega de se achar feia, de querer seguir as capas de revista, pois em qualquer esquina há um Bruno te esperando pra te amar do jeitinho que você é. <3 Destaque para: "Quando eu a elogio, ela não acredita. E é tão, é tão triste saber que ela não vê o que eu vejo. Mas sempre que ela me pergunta se está bonita, eu digo: Quando eu vejo o seu rosto não há nada que eu mudaria. Pois você é incrível exatamente como você é." Veja letra completa, clicando aqui!


19º I will survive - Gloria Gaynor: Esse hino dos anos 80, se tornou um grande símbolo de empoderamento e não era pra menos, o sucesso dessa música se deve a sua letra que fala de uma mulher que conseguiu superar o fim de um relacionamento, por sua letra marcante é muito cultuada também pelo movimento LGBT. Destaque para: "Você pensou que eu deitaria e morreria? Oh não, eu não. Eu vou sobreviver, enquanto eu souber como amar eu sei que permanecerei viva. Eu tenho minha vida toda para viver, eu tenho meu amor todo para dar e eu vou sobreviver."


18º Garotos - Leoni: escrita por Cazuza e interpretada por Leoni, "Garotos" é uma das músicas nacionais que mais exaltam a beleza feminina. Destaque para: "Garotos como eu, sempre tão espertos. Perto de uma mulher, são só garotos." Veja letra completa, clicando aqui!


17º My girl - The Mamas And The Papas: Essa é aquela "famosinha" do filme Meu primeiro amor haha, ficou conhecida pelos "The Temptations" porém é originalmente interpretada por "The Mamas And The Papas" que são donos de grandes sucessos dos anos 60/70 <3. My Girl é mais umas daquelas musicas fofinhas da época que falavam geralmente sobre amor adolescente e outras coisas bonitinhas. A letra fala de um rapaz que se sente apaixonado e orgulhoso pela sua "menina", é mais um beijinho na auto estima... Destaque para: "Eu tenho tanto mel que as abelhas me invejam. Eu tenho uma canção mais doce que as aves na árvore. Não preciso de nenhuma fortuna, não há dinheiro ou fama. Porque quando eu tenho a minha menina, tenho todas as riquezas que um homem pode reivindicar." Veja letra completa, clicando aqui!


16º Barbie Girl - Aqua: Essa é a primeira música da nossa lista que eu coloquei pra chamar atenção sobre algumas coisas, embora pareça inofensiva ou até mesmo cômica, Barbie Girl tem uma letra clara e objetiva sobre como a mulher é vista como um objeto. Destaque para: "Você pode me tocar, pode brincar, se você disser: "eu sou sempre seu." Eu sou uma menina Barbie no Mundo da Barbie. A vida de plástico, é fantástica. Você pode escovar meus cabelos, me despir em todo lugar. Minha vida imaginária, é sua criação." Veja letra completa, clicando aqui!


15º I kissed a girl - Katy Perry: Acredito eu que esse foi provavelmente o primeiro sucesso de Katy Perry, pelo menos foi a primeira música que ouvi dela, possui uma letra marcante que fala da preocupação de uma garota em deixar que seu namorado saiba que ela beijou outra menina. Sem dúvida é uma música que fala muito sobre liberdade sexual... Destaque para: "Nós garotas, somos tão mágicas. Pele macia, lábios vermelhos, "tão beijáveis." Difícil de resistir, tão tocáveis. Muito bom para negar isso. Nada demais, é inocente." Veja letra completa, clicando aqui!


14º Já sei namorar - Tribalistas: Essa foi sucesso nas rádios durante muito tempo, também tem uma letra que fala muito da liberdade feminina, da liberdade sexual, que são coisas que todos querem, talvez seja esse o motivo de tanto sucesso. Destaque para: "Já sei namorar, já sei chutar a bola. Agora só me falta ganhar, não tem um juíz. Se você quer a vida em jogo, eu quero é ser feliz." Veja letra completa, clicando aqui!

13º Absurda - Anahí: Não vou negar que a Anahí é umas das minhas cantoras queridinhas ne, mas Absurda é uma música que fala de superação no fim de um relacionamento conturbado e manipulador. Destaque para: "Acorde absurda. Não ande às escuras. Ele nunca te quis, ele só te fez provar a loucura. Acorde absurda. A vida não é isso, abra os olhos e esqueça seus beijos." Veja letra completa, clicando aqui!


12° Você é linda - Caetano Veloso: Essa letra de Caetano Veloso pra mim é sem dúvida a mais bonita dele, é mais um daqueles abraços na auto estima kkkk. Para destacar: "Linda e sabe viver. Você me faz feliz. Esta canção é só pra dizer e diz..." 


11º Man I feel like a woman - Shania Twain: Essa música você com certeza passou a infância toda ouvindo ela no rádio, sem nem ao menos saber seu nome, inclusive eu só fui descobrir fazendo pesquisa para esse post haha. Destaque para:"Nós não precisamos de romance - nós só queremos dançar." Veja letra completa, clicando aqui!


10° Survivor - Clarice Falcão: Originalmente gravada pelas Destiny's Child, Survivor é uma música que fala de uma mulher que acabou de superar um relacionamento aparentemente abusivo. Destaque para: "Eu vou continuar sobrevivendo, desejando o melhor para você. Rezo para que seja abençoado, tenha sucesso, sem estresse e muita felicidade."  Veja letra completa, clicando aqui!


9º All the thing she said - t.A.T.u.: Bom, não é a primeira vez que incluo essa música nas minhas playlists, gosto muito dela porque além de ter marcado minha infância tem uma letra com um significado e tanto. Letra essa que por sua vez mostra o desespero de duas meninas que se amam e não são aceitas pela sociedade e até pela família. Destaque para: "Continuo fechando meus olhos mas não consigo te tirar da cabeça. Quero voar para um lugar onde haja somente eu e você. Ninguém mais, assim podemos ser livres." Veja letra completa, clicando aqui!


8° 100% feminista - Mc Carol e Karol Conka: Conheci essa música há pouco tempo, achei muito boa a iniciativa de duas cantoras como Mc Carol e Karol Conka que estão bem em alta digamos assim, hoje em dia, falarem de feminismo. Uma letra que infelizmente retrata bem nossa realidade... Destaque para: "Distorcem tudo que eu sei. Século XXI e ainda querem nos limitar com novas leis. A falta de informação enfraquece a mente, tô no mar crescente porque eu faço diferente." 



7° Girl put your records on - Corinne Bailey Rae: Essa é mais uma música que já esteve presente em outras playlists haha, apesar de antiga tem uma letra bem atual sobre empoderamento e tudo mais. Destaque para: "Talvez algumas vezes, nós sentimos medo, mas tudo bem. Quanto mais você continua a mesma mais eles parecem mudar. Você não acha isso estranho?" Veja letra completa, clicando aqui!

6º Tous le mêmes - Stromae: Stromae é um dos meus artistas favoritos, suas letras são realmente incríveis, pra quem não conhece, ele ficou famoso aqui no Brasil com a música "Alors on danse", lembrou ne?! Pois então, ainda pretendo fazer um post sobre ele, mas vamos falar de Tous le mêmes, que é uma das músicas mais marcantes dele, tem uma letra que fala bem sobre o fato das mulheres acharem que todos os homens são iguais, da inconformidade delas, de estarem cansadas de como os homens são machistas. Destaque para: "Pare, Eu sei que você está mentindo. Não há Kate Moss que seja eterna. Feia ou boba, nunca está bom! Boba ou bonita, nunca está bom! Bonita ou eu, nunca está bom! Eu ou ela, nunca está bom!" Veja letra completa, clicando aqui!


5° Wannabe - Spice Girls: Sucesso nos anos 90, Wannabe se tornou hino de toda uma geração. Com uma letra que mais parece uma carta ao futuro namorado, essa música fala sobre o "querer" da mulher, que ela tem que ser ouvida etc. Destaque para: "Se você quiser meu futuro, esqueça meu passado. Se quiser ficar comigo melhor ir rápido. Agora, não me faça perder o meu tempo precioso. Endireite-se, nós poderíamos nos dar bem." Veja letra completa, clicando aqui!

4° Sandália - Karol Conka: Antes de mais nada, só queria dizer que essa música nada tem a ver com a Rihanna, esse vídeo é uma montagem que fizeram com as duas cantoras e achei que combinou bastante com a letra. Uma música que fala de empoderamento, de uma quebra de preconceitos, é sobre deixar as mulheres livres pra ir onde quiserem e fazer o que quiserem... Destaque para: "Se é pra derrubar babilônia então que caia. Grave que vem do gueto faz o beco sussurrar. A vida é uma dureza, é maior loucura, é mó falha. Ela segue sem deixar que limitados tentem limitar." Veja letra completa, clicando aqui!


3° Mrs. Potato Head - Melanie Martinez: Uma das cantoras mais ouvidas no momento, Melanie traz em suas músicas letras bem marcantes e chocantes até, eu diria. Mrs. Potato Head é um alerta sobre a indústria da beleza e como ela tem destruído vidas, das consequências de entrar nesse Mundo e adquirir um vício em querer mais e mais, se tornar mais bonita a cada dia. Todos os dias milhares de meninas e mulheres no Mundo todo se olham no espelho e odeiam sua aparência, algumas deixam de comer pra emagrecer, outras gastam todo seu dinheiro em cirurgias plásticas que nunca terminam. Essa é uma música para nos fazer refletir. Destaque para: "Sexy, hey garota, se você quer se sentir sexy. Você sempre pode chamar um profissional, furam alfinetes em você como se fosse um vegetal. Crianças para sempre, crianças para sempre. Pele macia de bebê se transforma em couro. Não seja dramática, é apenas um pouco de plástico. Ninguém vai te amar se não for atraente." Veja letra completa, clicando aqui!


2° 1° de julho - Cássia Eller:
Escrita por Renato Russo e feita especialmente para Cássia Eller quando ela estava grávida. É uma música com um significado muito grande pois além de falar sobre maternidade, também fala de como a mulher é forte, guerreira e tudo mais! Destaque para: "Sou fera, sou bicho, sou anjo e sou mulher. Sou minha mãe e minha filha, minha irmã, minha menina. Mas sou minha, só minha e não de quem quiser. Sou Deus, tua deusa, meu amor." Veja letra completa, clicando aqui!



1° Girls just want to have fun - Cyndi Lauper: Quem nunca ouviu essa música, que atire a primeira pedra!! Pois é, eu diria que Girls just want to have fun talvez seja o primeiro sucesso feminista de todos os tempos, revolucionou toda uma geração com uma letra incrível que fez muitas meninas quererem se diverti de verdade. E não é atoa que esta música está em primeiríssimo lugar, pra mim ela será sempre o hino do feminismo, amo, grande Cindy, viva a liberdade! Destaque para: "Alguns meninos ficam com uma garota linda e as escondem do resto do Mundo. Eu só quero poder andar sob a luz do Sol. Oh, as garotas só querem se diverti." Veja letra completa, clicando aqui!


É isso galera, espero que tenham gostado, tentei colocar nessa playlist músicas que falassem de tudo mesmo que envolvesse a mulher, letras que falassem de beleza feminina mas que também falassem da doentia obsessão por ela, letras que falassem do fim de relacionamentos abusivos mas que também mostrassem o que é preciso pra se ter um bom relacionamento, letras que lidassem com a descoberta da sexualidade de uma garota e que também lidassem com a difícil luta das homossexuais em serem aceitas, letras que falassem como há diferença entre homens e mulheres mas que também mostrasse o fascínio dos homens pelo feminino... Enfim, espero de verdade que tenham gostado e me contem o que acharam, sei que faltou músicas então deixem suas sugestões nos comentários, quem sabe não vem uma parte dois. ;)

P.S.: Esse post era pra ter saído em Março haha, trágico!!

Beijos, e até a próxima!!

Poderá gostar também de:

6 comentários

  1. Amei a seleção. Adoro a karol. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir
  2. Que post incrível, fala o que cada música representa é ótimo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou, tentei mostrar o máximo que cada música poderia significar

      Excluir
  3. Essas musicas são o verdadeiro empoderamento das mulheres.
    Amei a playlist.
    Beijos da Tati

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Só música linda e que fala muito sobre nós mulheres, sobre o que nós queremos e podemos fazer. Adorei a seleção!

    beijos!

    ResponderExcluir