Curiosidades: A verdadeira história de Alice!!

Olá,caros leitores desde humilde blog,sei que preciso atualizar mais esse blog,mas eu tenho andando sempre sem ideias,muito ocupada,enfim...Mas hoje vendo uma história absurda no Tumblr sobre a verdadeira Alice de Alice no país das maravilhas,resolvi escrever esse post,pois já faz um bom tempo em que conheço a história dela,inclusive tem uma resenha aqui no blog que cita algumas coisas a respeito do autor,do livro menos de sua maior inspiração (www).Mas chega de papo furado,e vamos ao que interessa!

O Autor: Charles Lutwidge Dodgson,mais conhecido como Lewis Carroll,foi um romancista,poeta,fotógrafo,matemático entre outras coisas.Nascido em Daresbuy (Inglaterra),dava aulas de matemática em Oxford.Quando criança gostava de marionetes e ilusionismo,durante toda sua vida,fazia mágicas principalmente para crianças,ensinava elas a fazer barquinhos e pistolas de papel.Se interessou pela fotografia,quando esta mal havia surgido,era especializado em retratos de "crianças" e pessoas famosas.Lewis amava jogos,tanto que inventou vários enigmas,jogos matemáticos e de lógica,gostava de teatro e sempre ia a óperas,manteve uma amizade por toda a vida com a atriz Ellen Terry.
                                                  "Gosto de crianças (exceto meninos)."

Carroll e a Pedofilia: A frase acima,é uma das muitas do escritor,porém uma das que mais chama atenção,como já dito anteriormente,Lewis Carrol "era especializado em retratos de crianças",mas precisamente meninas nuas.Há séculos,paira um grande mistério no ar,ninguém consegue desvendar se Carroll era ou não um pedófilo.Ao que tudo indica,ele tinha amizade com pessoas da alta sociedade inglesa e gostava de levar as filhas delas para passear,Alice Liddell era sua preferida,sua maior inspiração.Anos antes de morrer Lewis,queimou todas as suas fotografias,mas dizem por aí que restaram cinco fotos de meninas nuas,assinadas por ele.No Google é possível ver algumas.

Alice Pleasance Liddell: Alice nasceu em Londres,por volta de 4 de maio de 1852,era a terceira filha de Henry George Liddell,que era deão (responsável máximo de um orgão colegial da Igreja) da "Christ Church College" que mais tarde seria a Universidade de Oxford,onde Lewis lecionava matemática.Lewis adorava crianças e se sentia ofendido quando pensavam mal dele,mas por Alice ele era praticamente apaixonado.Aos 20 anos,Alice teria tido um romance com o Príncipe Leopoldo,filho mais novo da Rainha Vitória,mas casou-se mesmo com Reginald Hargreaves,Lewis não foi ao seu casamento,mas enviou-lhe um presente.Alice teve 3 filhos,o curioso é que seu primeiro filho se chamava "Leopoldo",enquanto a primeira filha do príncipe se chamava "Alice".Ao final de sua vida,Alice vendeu o manuscrito de "Alice no país das maravilhas",pois estava na miséria.
                                                                  Alice Pleasance Liddell

Mary Hilton Badcock e Beatrice Henley: Embora o livro tenha sido inspirado em Alice Liddell,as ilustrações não foram.Muitos dizem que Lewis havia entregado fotos de Mary Hilton Badcock e Beatrice Henley ao ilustrador John Tenniel (não se sabe ao certo se isso é verdade,se a personagem foi inspirada nas duas,ou em uma delas ou até mesmo nenhuma),Carroll exigiu tantos detalhes que John quase desistiu de ilustrar o segundo livro.Esse é o motivo pelo qual a personagem do livro é loira e não morena como a real.
                                 Mary Hilton Badcock                               Beatrice Henley                                                                                                                                                
Depois do livro:Em junho de 1863,Carroll deixou de ter amizade com a família de Alice,estranhamente algumas páginas de seu diário foram arrancadas no mesmo mês,o que deixou muitas suspeitas.Muitos diziam que ele teria se afastado por estar interessado na governanta das meninas e na irmã mais velha de Alice,Lorina alguns acreditavam também que Lewis havia pedido Alice em casamento mesmo ela tendo apenas 11 anos na época,mas ninguém sabe ao certo se isso é verdade.
                                                                     Lorina,Edith e Alice 

Alice no Cinema:Confira algumas adaptações do livro Alice no país das maravilhas para o cinema.

Alice in Wonderland (1903): Pensei que havia visto filmes muito antigos,como um que assisti de 1929,mas esse filme superou todos,gente ele tem 112 anos.112 ANOS!!!! Um filme mudo e preto e branco,mas que tem efeitos especiais como na cena em que Alice encolhe e cresce novamente.

Alice's Adventures of Wonderland (1910): Segunda versão,dessa vez norte-americana,a primeira é do Reino Unido.

Alice in Wonderland (1931):Primeira versão a ter som foi feita por causa do centenário de Lewis Carroll.

Alice in Wonderland (1933):Foi produzida pela Paramount Pictures,e traz a personagem usando roupas iguais as do livro.

Alice Au Pays Des Merveilles (1949):Foi a primeira produção francesa,misturava atores com animaçãoes em stop motion,teria tudo pra ser um sucesso se não fosse a animação da Disney feita na mesma época.

Alice in Wonderland (1951):Versão da Walt Disney,não teve sucesso no seu lançamento,mas foi na década de 70 que teve mais sucesso por ser considerada psicodélica.Acho que é a versão mais vista também,eu vi quando criança,minha mãe também viu na infância,Afinal,os filmes da Disney são sempre os mais vistos.

Alice in Wonderland (1999):Foi feito pra televisão,com vários atores conhecidos como a atriz Whopi Goldberg como o Gato de Cheeshire e o ator Martin Short como Chapeleiro Louco.Assisti esse filme no SBT.


Alice in Wonderland (2010):A versão de Tim Burton que traz Johnny Depp como Chapeleiro Maluco e Mia Wasikowska como Alice,é um pouco diferente pois conta história da segunda visita de Alice ao país das maravilhas,como se tivesse ido ao 6 e voltado as 19 anos.


Ao todo foram mais ou menos 22 versões de Alice,confira todas nesse site (www).

Bom galera é isso,espero que tenham gostado do post,comentem o que acharam.Beijos!!

Poderá gostar também de:

6 comentários

  1. Acho bem bizarras as adaptações anteriores à da Disney! Já fiz um post parecido e me assustei assistindo alguns dos filmes pra pesquisa hahahahaha mas eu adoro o livro e a história do Lewis. :3
    beijão
    sobrelivroscafeefilmes.blogspot.com
    whoosthatgirrl.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A gente nunca sabe o que pensar. È muito confuso, eu sabia um pouco da história mas n tantos detalhes assim, um pouco chocada.

    Sobre seu comentário lá no blog:
    o meu post pessoal é um exemplo, não tem muita audiência, mas eu vivo postando textos, pq eu gosto e quero. vai em frente posta, no futuro você vai poder ler oq vc escreveu em tal idade, é maravilhoso e ver tbm nossa evolução na escrita ^

    ResponderExcluir
  3. Sou apaixonada pelas histórias da Alice ("Alice no país das maravilhas" e "Alice através do espelho"). Conhecia um pouco sobre o autor, mas não tanto quanto você explicou no post.
    E das adaptações, conhecia a da Disney (amo <3) e a do Tim Burton (amo também) e já tinha ouvido falar na segunda, de 1910. Não conhecia as outras; vou tentar assisti-las *-*

    Parabéns pelo post!
    Beijinhos e boas leituras.
    Isabelle - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Eu sou apaixonada por Alice no País das Maravilhas... é minha maior referência para a vida toda, seja a história original do Carroll, a VERDADEIRA história (eu acho que ele era meio pedófilo sim), releituras e os filmes. Alguns dos que vocÊ citou eu nunca tinha visto, mas já estou tratando de mudar isso, mesmo já conhecendo a história dos DOIS LIVROS de trás pra frente. Por falar nos dois livros, li em algum lugar que a Alice no segundo livro foi inspirada em outra garota que o autor conheceu em uma universidade.

    O que mais gostei do seu post foi saber que as ilustrações podem ter sido feitas com base em Mary Hilton Badcock e Beatrice Henley. Mesmo pesquisando muito sobre tudo que envolve esse universo, não sabia desse detalhe :)

    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico muito feliz que tenha gostado do post, também adoro Alice no país das maravilhas e todos os mistérios que envolvem esse clássico da literatura. Que bom que com meu post você ficou sabendo de mais um detalhe sobre essa obra prima.
      Obrigada, beijos!!

      Excluir
  5. Não houve prisão pra ele?🤯

    ResponderExcluir