Dica:Livro "Crônicas 1"

Olá pessoas :) Bom,minha professora passou um trabalho no qual a gente tinha que fazer tipo um resumo e uma conclusão de alguma crônica e eu peguei o livro Crônicas 1,no começo achei meio chato mas depois até que gostei pois nunca fui muito fã de crônica,abaixo vai uma crônica do livro,espero que gostem!!!


Negócio de menino
                                                     Rubem Braga
Tem dez anos, é filho de um amigo, e nos encontramos na praia:
 - Papai me disse que o senhor tem muito passarinho... 
 - Só tenho três. 
 - Tem coleira? 
 - Tenho um coleirinha. 
 - Virado? 
 - Virado.
 - Muito velho?
 - Virado há um ano. 
 - Canta?
 - Uma beleza.
 - Manso? 
 - Canta no dedo.
 - O senhor vende?
 - Vendo.
 - Quanto?
 - Dez contos.
Pausa. Depois volta:
 - Só tem coleira? 
 - Tenho um melro e um curió. 
 - É melro mesmo ou é vira? 
 - É quase do tamanho de uma graúna. 
 - Deixa coçar a cabeça?
 - Claro. Come na mão... 
 - E o curió?
 - É muito bom curió.
 - Por quanto o senhor vende?
 - Dez contos.
Pausa.
 - Deixa mais barato...
 - Para você, seis contos.
 - Com a gaiola? 
 - Sem a gaiola.
Pausa.
   - E o melro?
   - O melro eu não vendo.
   - Como se chama?
   - Brigitte.
   - Uai, é fêmea?
   - Não. Foi a empregada que botou o nome. Quando ela fala com ele, ele se arrepia todo, fica todo
despenteado, então ela diz que é Brigitte. 
Pausa. 
     - O coleira o senhor também deixa por seis contos? 
     - Deixo por oito contos. 
     - Com a gaiola?
     - Sem a gaiola.
Longa pausa. Hesitação. A irmãzinha o chama de dentro d'água. E, antes de sair correndo, propõe,sem me encarar:
       - O senhor não me dá um passarinho de presente, não?

Comentem,se vocês gostarem!!!

Poderá gostar também de:

2 comentários

  1. Sinceramente, também não sou fã de crônicas, e ainda mais quando é livro que escola manda ler, aí sim a gente toma raiva! ><

    Mas que bom que gostou! Eu acho que já vi essa crônica "negócio de menino" em algum lugar... acho que foi no livro de português.

    Beijos ♡♥
    Meu jardim Secreto
    Facebook | Twitter | Instagram

    ResponderExcluir
  2. Não osu muito fã de crônicas,porém pelo que você falou eu fiquei interessada nessa.
    bjs,

    http://opslia.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir